Em Cabo Verde o número de diabéticos pode ser superior ao que se conhece

Enquadrado no dia Mundial da Saúde, celebrado hoje dia 07 de Abril, sob o lema “Seja forte, Vença a Diabetes”, decorreu na cidade da Praia no dia 05 de Abril um seminário sobre “A Diabetes e a Comunicação Social”, destinado aos jornalistas, promovido pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, aonde a Coordenadora do Programa de Prevenção da Diabetes Mellitus e de outros Distúrbios Metabólicos, Maria da Luz Lima, mostrou-se consciente de que o número de pessoas com diabetes em Cabo Verde é superior.

O inquérito realizado em 2007, mostra uma taxa de prevalência de 12,7% da população cabo-verdiana com diabetes, o que representam cerca de 60.000 casos, o que acaba por contrariar os dados oficiais que apontavam uma média de 3000 casos.

 Segundo, Maria da Luz Lima, o maior desafio é conhecer e informar a população para se saber exatamente o número de diabéticos que estão a ser seguidos nos serviços de saúde, e o mais importante ainda é fazer o rastreio e o diagnóstico precoce da doença. E é de se realçar que até hoje, ainda não se conhece dados específicos sobre a taxa de mortalidade nos diabéticos, pois estes estão a ser trabalhados.

O que preocupa as autoridades da saúde são os diabéticos que não estão a controlar a doença ou não cumprem o tratamento, que não vão às consultas e as pessoas que não sabem se têm a doença, porque não fazem teste. De acordo com os estudos realizados pelo Ministério da Saúde, será revelado hoje, a realidade da patologia a nível nacional, neste sentido também será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão efetiva da diabetes.”