Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, médico pernambucano de 64 anos, foi eleito Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil numa cerimónia realizada em Brasília.
No seu discurso, o novo presidente, e ex-vice presidente do CFM, disse que a sua gestão estará aberta a todos os médicos e à sociedade sem qualquer descrença ou desânimo. Segundo ele, “O exercício da Medicina exige compromissos éticos em um único pressuposto, o da cidadania em tempo integral em sua total dimensão da qualidade e no mais elevado patamar da consciência”. A doutrina e a fiscalização serão privilegiadas durante a sua presidência, “com a intenção de que a disciplina prevista nas normas deontológicas e as reflexões bioéticas sejam cada vez mais consolidadas no ato medico em seu stricto senso, de modo propício ao seu maior enriquecimento com a perícia, a diligência, a humildade e a justiça”.
No fim do seu discurso, e considerando ser este um tempo de mudanças e ousadia para percorrer novos caminhos, o Dr. Carlos Lima recorreu a uma citação de Fernando Pessoa que diz: “Faremos a travessia das noites espessas de ciência médica e política conselhal em busca do amanhecer da saúde, da democracia e da meritocracia em nossa pátria”.