Eleito o Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, médico pernambucano de 64 anos, foi eleito Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil numa cerimónia realizada em Brasília.

No seu discurso, o novo presidente, e ex-vice presidente do CFM, disse que a sua gestão estará aberta a todos os médicos e à sociedade sem qualquer descrença ou desânimo. Segundo ele, “O exercício da Medicina exige compromissos éticos em um único pressuposto, o da cidadania em tempo integral em sua total dimensão da qualidade e no mais elevado patamar da consciência”. A doutrina e a fiscalização serão privilegiadas durante a sua presidência, “com a intenção de que a disciplina prevista nas normas deontológicas e as reflexões bioéticas sejam cada vez mais consolidadas no ato medico em seu stricto senso, de modo propício ao seu maior enriquecimento com a perícia, a diligência, a humildade e a justiça”.

No fim do seu discurso, e considerando ser este um tempo de mudanças e ousadia para percorrer novos caminhos, o Dr. Carlos Lima recorreu a uma citação de Fernando Pessoa que diz: “Faremos a travessia das noites espessas de ciência médica e política conselhal em busca do amanhecer da saúde, da democracia e da meritocracia em nossa pátria”.