A Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde promoveu nesta segunda-feira, 25, na Praia, uma conferência intitulada “O Farmacêutico ao serviço das pessoas - da Investigação aos Cuidados de Saúde”. Carlos Maurício Barbosa, ex Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal foi o orador desta conferência organizada pela OFCV para assinalar o Dia Mundial do Farmacêutico.

Ler mais...

Os técnicos da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares que participaram em Acra, capital do Gana, em um curso sobre avaliação de dossiês e registo de medicamentos, afirmam em comunicado divulgado na sexta-feira, 23, que os conhecimentos técnico-científicos adquirido durante a formação permitirá uma melhor implementação dos regulamentos produzidos, de modo a estabelecer o serviço de AIM, “um importante instrumento” para a regularização do mercado farmacêutico.

Ler mais...

A Associação espanhola África Avanza está disponível para aprofundar com Cabo Verde a cooperação no sector da saúde, alargando-a aos livres cuidados médicos, cirurgias, formação e manutenção de equipamentos. A informação foi avançada à margem de uma ação de formação que a associação ministrou recentemente na cidade do Mindelo, São Vicente, aos enfermeiros dos principais hospitais do país.

Neste momento, encontra-se no Sal, uma equipa de três médicos voluntários da África Avanza para executar várias cirurgias de Urologia, até o próximo domingo, 1 de Outubro, no âmbito da 23ª missão “Médicos Solidários para Cabo Verde”. Na última visita, em Agosto último, além de formar enfermeiros e dar consultas, trouxeram pela primeira vez um especialista em manutenção de equipamentos médicos.

“Em relação à revisão e reparação de equipamento médico, os resultados foram muitos positivos, já que foram monitorizados 55 equipamentos onde foram atribuídos etiquetas para garantir o seu acompanhamento futuro e rastreabilidade. Das 25 analisadas, 10 equipamentos avariados foram reparados, nove receberam trabalho preventivo de manutenção, quatro não possuíam peças sobressalentes e duas estavam irremediáveis.”, avançou fonte da África Avanza à inforpress.

Ler mais...

Um estudo de avaliação das lacunas entre a assinatura da convecção sobre os direitos das pessoas com deficiência e sua implementação recomendou a efetivação de políticas para melhorar o acesso aos serviços de saúde das pessoas com deficiência. O estudo que foi apresentado esta quinta-feira, 21, na Cidade da Praia, foi realizado pela Handcap Internacional em colaboração com a Federação Oeste Africana de Pessoas com Deficiência no quadro da implementação do projeto regional HIV- Deficiência, financiado pelo fundo global.

Ler mais...