OMC e CVAMS realizam Simpósio “Politraumatismo e Emergência”

Em parceria com a Associação dos Médicos Cabo-Verdianos nos Estados Unidos da América (CVAMS), a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC) realizou nesta quarta-feira, 24 de abril, no Hotel Pestana Trópico, o Simpósio “Politraumatismo e Emergência”, com o intuito de atualizar os profissionais de saúde nesta matéria.

O encontro reuniu personalidades de diversas áreas da saúde para debaterem os desafios na abordagem do doente politraumatizado, promover a atualização cientifica de conhecimentos nesta área, bem como partilhar experiências e fortalecer a ideia da formação continua dos profissionais de saúde.

O Bastonário da OMC, Danielson da Veiga, pontuou que é necessário haver maior articulação entre os vários profissionais que integram as equipas para que a resposta ao tratamento seja o melhor possível, tanto para o paciente, como para os profissionais.

“É preciso haver uma cooperação entre a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros, pois, a função dos médicos e dos enfermeiros está interligada”, pontuou Danielson da Veiga, enfatizando a necessidade de se apostar mais na formação e capacitação destes profissionais.

Durante a troca de experiências, os profissionais de saúde expressaram a mesma preocupação do Bastonário da OMC relativamente à formação e capacitação do corpo médico, e ainda acrescentaram que a melhoria das condições de trabalho e a valorização da profissão como pontos importantes que devem ser analisados.