Bastonário da OMC defende importância da relação médico/utente em encontro com CNDHC

A Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC) recebeu nesta sexta-feira, 22 de março, na sua sede nacional, em Achada Santo António, a Senhora Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), Dra. Eurídice Mascarenhas, e a sua equipa, para um encontro de trabalho sobre a importância de uma comunicação eficaz entre médico/paciente, a necessidade de se investir mais na saúde e as dificuldades na evacuação interna de pacientes.

O Bastonário da OMC, Dr. Danielson da Veiga defendeu no decorrer da reunião que o paciente tem direito à informação, proteção e ao acompanhamento do seu processo, daí que é necessária a elaboração de um protocolo de atendimento nas instituições de saúde, que será “uma forma honrosa de trabalhar em defesa dos interesses dos utentes de saúde”, assim como a monitorização da qualidade dos serviços e das estruturas de saúde.

A presidente da CNDHC, por sua vez, anunciou à OMC os planos da comissão de criar um Observatório de Direitos Humanos em Cabo Verde, o que foi elogiado pelo Bastonário da OMC, que também informou a CNDHC acerca da intenção da Ordem de manter na comissão o seu atual representante, desde que esse profissional mostre disponibilidade para tal.

O Dr. Danielson da Veiga e a Dra. Eurídice Mascarenhas ainda falaram durante a reunião sobre a evacuação de doentes, tendo o Bastonário da OMC frisado que a falta de mobilidade inter-ilhas tem tido reflexos negativos para os utentes, daí defender a deslocação de brigadas médicas para as ilhas, uma ação que considera ser a mais eficaz para a população cabo-verdiana, principalmente para as ilhas de São Nicolau e Boa Vista.

O Bastonário da OMC defendeu igualmente que esta associação profissional deve pressionar o Governo a investir mais na capacitação do médico cabo-verdiano, para que se comece a praticar serviços que outrora não se praticava, bem como investir em mais infraestruturas de saúde, equipamentos e formação de conteúdo médico contínuo para criar valências locais e reduzir as evacuações externas.