Simpósio OMC/Cabo Verdean American Medical Society: especialistas nacionais e internacionais debatem doenças cardiovasculares, mentais, oncológicas e cuidados paliativos

A Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos promove nesta quinta-feira, 27, e ainda na sexta-feira, 28, na cidade da Praia, em parceria com a Cabo Verdean American Medical Society, o Simpósio “Doenças Cardiovasculares, Mentais, Oncológicas e Cuidados Paliativos”, sob o lema “Integrando Competências”.

A sessão de abertura oficial acontece a partir das 14 horas desta quinta-feira, no Hotel Pestana Trópico, e será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde de Cabo Verde, Dr. Evandro Monteiro, e contará ainda com intervenções do Bastonário da OMC, Dr. Danielson da Veiga, e do representante da Cabo Verdean American Medical Society, Dr. Júlio Teixeira.

Mas os trabalhos deste evento iniciam-se no período da manhã, com os Mini-Cursos Pré Simpósio. Em simultâneo (8h30 às 13h00) vão ser ministrados dois cursos: um no Hotel Pestana Trópico (Reanimação Cardiopulmonar) e outro na sede da Ordem dos Médicos (Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos), respetivamente, na Prainha e em Achada Santo António.

Para o período da tarde, após a abertura oficial, está agendado o Simpósio de Cardiologia, com dois painéis e um total de seis comunicações cientificas, que serão feitas por especialistas nacionais e internacionais. Os trabalhos encerram com uma sessão plenária sobre cancro da mama.

Para o segundo dia do evento estão previstos dois simpósios, o primeiro dedicado à saúde mental e o segundo à oncologia, com dois painéis cada, e um total de 11 comunicações cientificas (quatro no primeiro e sete no segundo), que também terão como oradores médicos nacionais e estrangeiros.

A Conferência de Encerramento, intitulada “Inovação em Saúde – Uma ponte de Ligação com a Diáspora” estará a cargo do Doutor Artur Correia, antigo Diretor Nacional de Saúde e ex-Secretário Executivo do Comité de Coordenação e Combate ao Sida, que é também mestre em Saúde Pública e pós-graduado em epidemiologia e malariologia pela OMS.