Dia Nacional do Médico/26º Aniversário da OMC: Bastonário da OMC pede melhores condições de trabalho para médicos e mais valorização da opinião da Ordem

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Danielson Veiga, pediu ao Governo, por ocasião da celebração do Dia Nacional do Médico e do 26º Aniversário da OMC, realizada no dia 17 de janeiro, melhores condições de trabalho tanto para os médicos que trabalham no público como no privado e ainda maior participação da Ordem na definição das políticas para o setor da saúde.

“A nossa constituição diz que o nosso sistema de saúde é misto, ou seja, não é totalmente público nem totalmente privado. Portanto, tanto quem trabalha no público como quem trabalha no privado devem ter as mesmas condições de trabalho para fazer uma boa prestação”, afirmou o Dr. Danielson da Veiga em declarações à TCV.

O Bastonário da OMC reivindicou maior participação da Ordem em tudo o que diz respeito às políticas que são definidas pelo Governo para o setor da saúde. Daí que, referiu o Dr. Danielson da Veiga, a Ordem apresentou uma contra-proposta ao Governo acerca da Lei No 11 de 2022, 13 de abril, que regula as consultas privadas, mas, até ao momento não obteve resposta.

Durante o ato de celebração o Bastonário da OMC pediu também ao Governo a ativação do Conselho Nacional de Saúde e com participação permanente e efetiva da Ordem. “Seria importante porque a Ordem ajudaria o Governo a traçar políticas que vão ao encontro daquilo que são as propostas da classe médica para o setor”.

A ministra da Saúde, que presidiu ao ato celebrativo, afirmou por sua vez que o Governo está aberto para dialogar com a classe médica. “Há toda a abertura da parte do Ministério da Saúde para nos sentarmos à mesa e conversar, pois, sabemos que as ordens profissionais são os principais parceiros do ministério”, declarou Filomena Gonçalves, que também anunciou que o MS está a trabalhar para implementar o Conselho Nacional de Saúde.

Além dos discursos do Bastonário da OMC e da ministra Filomena Lima, a celebração do Dia Nacional do Médico/26º Aniversário da OMC ficou marcada pela palestra “Ser Médico é Uma Escolha Para A Vida”, cujo orador foi o Dr. João Lisboa Ramos. Já a Sessão Evocativa do Dia Nacional do Médico esteve a cargo da Dra. Serafina Alves. Também houve música e um jantar para os associados da OMC.