No âmbito do Intercâmbio Científico Cabo Verde – CVAMS, a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos promoveu nesta segunda-feira, 22 de março, na sua sede, um curso “Biópsia Guiada para o Diagnóstico Precoce de Cancros”, que foi lecionado por membros da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos da América.
Com a duração de um dia, o curso serviu para reforçar as competências dos médicos nacionais, contribuindo para uma melhor compreensão destes profissionais sobre esta doença, o que, certamente, irá ajudá-los a servir melhor a população cabo-verdiana.
“Este curso é de extrema importância para o país, uma vez que vai capacitar os médicos para fazerem diagnóstico precoce” disse o Bastonário da OMC, Dr. Danielson da Veiga, em declarações à imprensa, à margem do evento, lembrando que a formação tem uma componente teórica e outra prática, que acontece hoje, 23, no hospital universitário Agostinho Neto.
Durante o curso foram tratados temas como anatomia normal do peito feminino, avaliação focalizada com ecografia em trauma, procedimentos guiados por ultrassons, bem como anatomia da tiroide e exame rápido de trauma, que foram abordados por vários especialistas da área, dentre eles Angela McCune, Susan Weinberg, Robin Sobolewski, Pauline Neto Rocha e Alexandra M. Pflum.