OMC PARTICIPA NO VII CONGRESSO DA COMUNIDADE MÉDICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Ordem dos Médicos Cabo-verdianos esteve presente no VII Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa que decorreu no Centro de Cultura e de Congressos da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos de Portugal, no Porto, nos dias 1 e 2 de Setembro.

A Sessão de Abertura contou com os discursos do bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, Dr. José Manuel Silva, do Consultor da Casa Civil da Presidência da República para os Assuntos da Política de Saúde, Dr. Mário Pinto, do Presidente da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa Dr. Vítor Ramalho, e do Dr. Francisco Pavão, em representação do Secretário-geral da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, Dr. José Manuel Pavão.

Durante os dois dias foram apresentados os seguintes painéis: Diagnósticos Nacionais de Saúde, Saúde Mental e Violência, Mobilidade e Educação Médica Especializada, Capacitação e Desenvolvimento no Espaço Lusófono, Saúde e Economia, uma Agenda Integrada e, ainda, Língua e Pátria.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Caboverdianos, Daniel Silves Ferreira, participou no painel Mobilidade e Educação Médica Especializada, juntamente com o Dr. Carlos Alberto Pinto de Sousa, Bastonário da Ordem dos Médicos Angolanos, a Professora Doutora Maria Amélia Ferreira, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Dr. Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Médicos de Portugal, o Dr. Edson Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno e Dr. António Guterres, jovem médico timorense.

A Sessão de Encerramento, que contou com a presença e discurso do Ministro de saúde de Angola, Dr. Luís Sambo, foi presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado.