Dia Nacional do Médico e da criação da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos

 

17 de Janeiro, Dia Nacional do Médico e da Criação da Ordem, é comemorada pela Classe anualmente, um pouco por todo o pais. Este ano, para assinalar o 12º aniversário do Dia Nacional do Médico e 16º aniversário da criação da Ordem, várias actividades foram levadas a cabo pela Direcção Nacional, pela Secção Regional de Barlavento, assim como iniciativas de convívios entre os médicos e apoiados pela Direção Nacional.

Na cidade da Praia, para além da divulgação do resultado do concurso “Prémio de Investigação Judite Lima 2014”, a data foi marcada por uma conferência intitulada “O Investimento na Saúde na Óptica do Utente”, proferida pela Dra. Sara Lopes.

Esta apresentou a sua experiência, individual e familiar, como utente do Serviço Nacional de Saúde, quando um familiar adquiriu uma doença crónica. Salientou, que graças ao plano de investimento, pessoal e familiar, orientado tanto para o controlo da doença do familiar, como na busca de conhecimentos acerca da doença, considera hoje, que o familiar doente é um cidadão como qualquer outro, tendo prosseguido a sua vida com normalidade, atingindo todos os seus objectivos individuais. O familiar está totalmente integrado na sociedade, dando o seu contributo e apoiando os doentes com a mesma patologia. A Dra. Sara Lopes, durante a sua brilhante comunicação, salientou que infelizmente muitas famílias e muitos doentes não tiveram a mesma sorte que o familiar dela, devido a falta de meios financeiros, formação e orientação médica mais adequada, na perspectiva de encarar a Saúde como responsabilidades compartilhadas entre o individuo doente, a família, a Sociedade Civil organizada e o Estado.

Como conclusão destacou a importância do envolvimento da família no controlo das doenças crónicas, o papel dos profissionais da saúde, o imprescindível apoio das associações dos doentes crónicos a nível local, regional e internacional.

Por sua vez, a Direcção Regional de Barlavento assinalou a data com uma conferência subordinada ao tema “Síndrome de Burnout: Uma ameaça ao Bem-Estar do trabalhador, muito comum nos profissionais de Saúde”, proferida pela psicóloga Dra. Belmira Miranda. Foi uma palestra muito participada, de alto nível técnico, em que a palestrante chamou atenção da necessidade da vigilância da saúde aos profissionais da saúde tendo em conta o ambiente hostil e stressante onde desenvolvemos as nossas atividades.

Convívios de confraternização, jantares e almoços, foram também realizados um pouco por todo o pais, com vista a uma melhor partilha de conhecimentos, experiências e vivências mútuas.

Na Praia, o Jantar convívio foi um momento importante de partilha, confraternização e de sedimentação de amizades. Na companhia de uma boa música, muito agradável ambiente, com a presença da Primeira-dama, Dra. Lígia Fonseca, da Senhora Ministra Adjunta de Estado e da Saúde, Dra. Cristina Fontes Lima, da Senhora Ministra da Infraestrutura e Economia Marítima, Dra. Sara Lopes e de representantes de várias empresas que têm colaborado com a OMC.