IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos

Bastonário Danielson da Veiga louva médicos pela entrega à luta contra a COVID 19

O Bastonário Danielson da Veiga presidiu ao ato de encerramento do IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos na noite de sábado, 25, com palavras de gratidão e o sentimento de dever cumprido perante o sucesso do evento, apesar do contexto de pandemia que o nosso país e mundo vivem no momento.

“Agradecemos aos conferencistas pelas brilhantes apresentações. Através das vossas comunicações fizemos aqui a revisão e a atualização de conhecimentos, que vão nos ajudar a traçar estratégias e planos de trabalho”, afirmou o Bastonário da OMC após três dias de intenso trabalho, que decorreram sob o lema “A (R)Evolução da Medicina em Tempos de Pandemia”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos também deixou no fecho do evento palavras de agradecimentos aos países amigos: Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. “Esperamos reforçar a cooperação com todos”, disse Danielson da Veiga.

A principal homenagem de Danielson da Veiga foi entretanto para “todos os médicos cabo-verdianos pela sua entrega à causa da saúde, colocando-se na linha da frente do combate à COVID 19”. E, felizmente, não houve em Cabo Verde nenhum óbito entre os médicos ou outros profissionais de saúde devido à vigente pandemia.

Demonstração de ousadia e fé no futuro

Os bastonários das congéneres da OMC de Angola (Elisa Gaspar) e de Moçambique (Gilberto Manhiça) co-dirigiram com o homólogo cabo-verdiano Danielson da Veiga o ato de encerramento do IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos, pronunciado no seu discurso votos de sucesso à OMC e aos médicos de Cabo Verde.

“Agradecemos à Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos pelo convite e pela ousadia de fazer um evento desta natureza ainda quando estamos num contexto de pandemia”, disse Elisa Gaspar, para quem o conhecimento partilhado durante o congresso contribuirá para o exercício de uma medicina mais condigna.

Por sua vez, Gilberto Manhiça, considerou que a realização do congresso foi “uma demonstração de fé e foco no futuro”. Daí que “foi um privilégio estar no congresso e fazer parte da comissão de honra do evento. Bem hajam os médicos e a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos”, declarou o Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique.