Abertura Oficial IV Congresso Internacional da OMC

Comunidade médica convicta de que COVID 19 será vencida

Realizou-se nesta sexta-feira, 24, no Palácio da Assembleia Nacional, cidade da Praia, a abertura oficial do IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos. O evento foi inaugurado pelo Presidente da Assembleia Nacional em exercício, Armindo da Luz, que elogiou a classe médica pelos sacrifícios feitos e pelo empenho colocado no combate à pandemia do COVID 19, mas também desafiou-a a manter-se empenhada nessa missão porque apesar das vitórias alcançadas, a pandemia ainda não foi vencida.

“Agradecemos aos médicos pelo trabalho que têm feito neste tempo de pandemia da COVID 19 e que coloca Cabo Verde entre os países com melhores resultados a nível regional”, afirmou o Presidente da Assembleia Nacional em exercício, que incentivou a classe a manter-se comprometida com esta causa.

O Parlamento, por sua vez, “está empenhado em criar todas as condições, nos limites do país, para que possam continuar a fazer bem” o seu trabalho. Armindo da Luz reiterou à Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos o “necessário apoio do Parlamento para o melhor exercício da medicina”. “Merece a facilitação da sua acção tanto na parte legislativa como executiva”, pois tem sido uma parceira do Estado para a concretização da saúde” em todo o país, trabalhando no sentido de garantir que os serviços de saúde estão disponíveis para todos os cidadãos.

O lema do IV Congresso Internacional da OMC – A (R)Evolução da Medicina em Tempos de Pandemia – , assim como o programa do evento, são disso prova, conforme o Presidente da Assembleia Nacional em exercício. Por isso “espero que da vossa interacção saiam contributos para melhorar a vossa atuação profissional”, vaticinou Armindo da Luz, que tinha sido precedido nos elogios á Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos e ao seu congresso internacional pelo Ministro da Saúde de Cabo Verde.

Combater a CODI 19 sem esquecer as outras doenças

Arlindo do Rosário afirmou que “o congresso internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos é um evento sempre importante também para o país porque também faz uma avaliação da política de saúde do país”. “Estou convicto de que nestes três dias haverá um rico debate e partilha de experiências e conhecimentos sobre a COVID 19. Felizmente, a ciência não trabalha com achismos. Mobilizou-se e apresentou soluções e agora os sistemas de saúde estão mais fortes”, declarou o Ministro da Saúde.

O Governo de Cabo Verde, garantiu Arlindo do Rosário, está a fazer a sua parte, combatendo a pandemia da COVID 19, sem descurar as outras doenças, nomeadamente as vectoriais. Assim, antes da abertura do IV Congresso Internacional da OMC, assinou um memorando de entendimento com a ROCHE para a abordagem do cancro da mama.

Mas neste ano e meio de pandemia o Governo de Cabo Verde também deu uma nova centralidade à saúde “com dois OE rectificativos e recursos foram mobilizados via cooperação bilateral e multilateral”. Aqui o titular da pasta da saúde deixou “uma palavra de reconhecimento ao Instituto Ricardo Jorge e ao Governo de Portugal” pela excelente cooperação.

Cooperação entre Portugal e Cabo Verde precisa ser aprimorada

Uma relação de cooperação de excelência também reconhecida pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde de Portugal, António Sales, que apontou das ações feitas no contexto da pandemia da COVID 19, destacando a doação de 48 mil vacinas a Cabo Verde e as missões médicas portuguesas que, no contexto da pandemia, estiveram no país em viagem de serviço.

Sales defendeu que os dois países precisam “aprimorar os mecanismos de cooperação”, mas está convicto de que esse é o caminho, sobretudo agora que o mundo está a viver a pandemia da COVID 19: “A evolução da ciência e da tecnologia não chega. É preciso a cooperação entre os países, pois a resposta aos desafios globais exige solidariedade e cooperação internacional”.

Assim, reafirmou o Secretário de Estado Adjunto da Saúde de Portugal, “vamos continuar a apoiar Cabo Verde, nomeadamente na capacitação dos médicos cabo-verdianos” , a quem também louvou “pela sua dedicação, em especial neste último ano, que foi muito difícil devido à COVID 19”.

OMC mantem-se empenhada no combate à COVID 19

O Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos, Danielson da Veiga, reafirmou que a associação profissional “tem se comprometeu a combater a COVID 19 desde muito cedo”. Assim, colaborou na montagem do Plano Nacional de Emergência e propôs em diversas ocasiões soluções e ideias que ajudaram a combater a pandemia e os resultados positivos que agora verificamos na luta contra essa doença mostra que valeu todo o investimento feito.

A realização do IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos é também, de acordo com Danielson da Veiga, “sinal da nossa união e resiliência para conhecer a COVID 19, que tem desestabilizado governos e sistemas de saúde, para podermos controlá-la e perspectivar um futuro próspero”

“As coisas mudaram com a chegada da COVID 19, nomeadamente no sector da saúde, e nós, Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos, estamos motivados a acompanhar esta mudança”, garantiu o Bastonário Danielson da Veiga.

Praia ponta a colaborar

Francisco Carvalho, na qualidade de presidente do município que acolhe o IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos (Praia), desejou uma boa estadia aos congressistas na capital do país, mas também garantiu que a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos “pode continuar a contar com a Câmara Municipal nas suas acções”. Ademais, a Câmara Municipal da Praia está comprometida a investir mais na saúde dos habitantes do concelho, o mais populoso do país. Daí que, em consonância com o que o Estatuto dos Municípios  demanda, “queremos ter uma Direção Municipal da Saúde, que cuidará da criação da Política Municipal de Saúde, visando a criação de novos hábitos.