Entrevista: Covid-19/Nova Estirpe: Bastonário da Ordem dos Médicos pede urgência na resposta à nova variante detectada no País

Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde solicitou hoje “urgência” para uma resposta organizada e coordenada para “travar” a nova estirpe da covid-19, cuja presença no País foi anunciada segunda-feira, 01.

Em declarações à Inforpress, Danielson Veiga sublinhou que já era esperada a entrada de novas variantes no País, já que está a ser detectada a nível mundial, salientando que esta confirmação pode pôr em causa todo o trabalho realizado se as vacinas não forem disponibilizadas “a tempo e hora”.

“Aliás, segundo as investigações publicadas, as vacinas existentes até agora têm uma certa influência preventiva sobre essas variantes. Porém, em termos de prognósticos, não sabemos o que vai acontecer”, explicou, salientando que é por causa disso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está a fazer pressão sobre a comunidade internacional para a agilização da vacina para que seja disponível a nível global.

Neste contexto, alerta para a mudança epidemiológica no País, indicando que a segunda fase da epidemia pode ser sentida a partir de agora no arquipélago que, desde Janeiro, começou a detectar aumento de casos da covid-19.

A Ordem dos Médicos assinala ainda ser determinante “criar condições para a efectiva operacionalização quer da vigilância epidemiológica, quer da testagem precoce e imediata de todos os contactos de risco”, pelo que admite que “nem Cabo verde e nem nenhum país do mundo está com condições para combater as novas variantes que vão surgindo”.

Porém, realçou, a esperança de combate se assenta nas vacinas, apesar de afirmar que com o surgimento das variantes a comunidade científica tem levantado dúvidas sobre qual vai ser o quadro epidemiológico no futuro.

“Com o avançar epidemiológico nós não sabemos que variantes vão surgindo, apesar de estudos, a nível internacional, avançarem que a vacina tem um domínio confortável sobre as variantes”, disse, indicando que as pessoas devem respeitar as recomendações da Direcção-geral da Saúde.

Danielson Veiga reiterou ainda que o combate à pandemia é ganho com o apoio e comprimento das recomendações pela população e deixou o alerta para que seja preciso avançar com as vacinações, pois “a economia do País depende do turismo”.

Na conferência de imprensa de segunda-feira, para fazer o ponto de situação da covid-19 em Cabo Verde, o Ministério da Saúde anunciou a deteção de dois casos da nova variante na ilha de Santiago.

Fonte:inforpress.cv