A Câmara Municipal da Boa Vista entregou esta terça-feira, 12, um desfibrilhador automático à Delegacia de Saúde local. Na ilha já estão também vários equipamentos hospitalares para serem instalados no bloco operatório.
O desfibrilhador, que é um equipamento utilizado em situações de paragem cardiorrespiratória com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco, foi uma oferta do empresário italiano Massimo Faelli, informou a edilidade boa-vistense.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos, a doação desse equipamento é o primeiro resultado do empenho que a edilidade tem tido em sensibilizar parceiros para contribuírem para a melhoria das condições de saúde na ilha.
Quanto aos equipamentos hospitalares, adiantou Santos, foram mobilizados durante uma visita que efetuou em março deste ano à Bolonha, Itália, e que posteriormente serão canalizados à Delegacia de Saúde.
A ideia, alega Santos, é ajudar na montagem de um bloco operatório enquanto a ilha não dispor de um hospital de referência. Esse bloco servirá de apoio às equipas médicas italianas que periodicamente se deslocam à Boa Vista, no quadro de uma parceria da autarquia com a organização Humana Skala.
Por seu lado, a delegada de Saúde, Mariam Delgado agradeceu o gesto, salientando que o desfibrilhador e outros equipamentos vão melhorar as condições de trabalho na estrutura hospital e contribuir para salvar vidas humanas.
FONTE: SAPO c/ Inforpress