COSMAS CABO VERDE: Uma organização eclesiástica e politicamente independente

Um grupo de cidadãos decidiu criar uma associação médica denominada COSMAS CABO VERDE, tendo, enquanto organização eclesiástica e politicamente independente, como um dos objectivos a cooperação para o desenvolvimento no campo da medicina, promovendo a oferta de materiais cirúrgicos e a instalação de equipamentos técnicos de saúde relevantes.

Outro objectivo que também norteou a criação da COSMAS CABO VERDE é a cooperação com instituições governamentais, sociais ou religiosas que trabalham com profissionais especializados.

Esta associação propõe, ainda, apoiar os direitos humanos e ajudar as pessoas socialmente desfavorecidas.

Prevê, por outro lado, prestar aconselhamentos especializados, assim como planeamento, implementação e avaliação de medicina preventiva, curativa e de reabilitação.

A COSMAS CABO VERDE, indicam os estatutos, pode também prestar assistência médica às pessoas necessitadas.

A formação de profissionais médicos e não-médicos na Áustria e em Cabo Verde constitui, igualmente, um dos propósitos da recém-criada associação.

Segundo os estatutos, na prossecução dos seus fins, a COSMAS CV respeita e concorre para a execução da Política Nacional de Saúde, definida pelo Ministério com tutela sobre o sector, em especial da sua vertente de prevenção e tratamento das patologias do foro orto-traumatológico.

No quadro da cooperação, pode celebrar protocolos com os órgãos de gestão das instituições de saúde nacionais para a execução de projectos específicos que visem promover a melhoria dos cuidados de saúde prestados no Serviço de Orto-traumatologia.

Podem ser sócios da COSMAS CV todos os indivíduos interessados em participar nos objectivos propostos nos termos dos estatutos, desde que permitido por lei.

Os sócios podem ter a seguinte categoria: fundadores, efectivos, beneméritos, honorários.