Mais de Duzentos pacientes de Santiago foram beneficiados com cirurgias às cataratas, no âmbito de um protocolo assinado entre a Cavibel, o Hospital Dr. Agostinho Neto e o Hospital Regional de Santiago Norte.
A iniciativa enquadra-se na política de acção social da Cavibel e da Fundação Barraquer de Espanha, que criaram um projecto denominado “Ver com bons olhos’’ para a realização de cirurgias às cataratas a pacientes de Cabo Verde.
Na ocasião, o Director-Geral da Cavibel, Dr. Francisco Brito, disse que esta parceira “Ver com bons olhos” inclui também um outro projecto que consiste em doar óculos às crianças com problemas visuais, perspectivando a melhoria da saúde visual das crianças Cabo-verdianas.
Por sua vez, a Directora Clínica do Hospital Agostinho Neto, Maria do Céu Teixeira, avançou que estas operações vai diminuir a lista de espera em relação a esta patologia.
Convém realçar que a Fundação Barraquer foi criada em 2003, para contribuir para o desenvolvimento e acesso universal à oftalmologia, visando oferecer assistência oftalmológica aos doentes com menos recursos em países e regiões empobrecidos.
Com este propósito, faz intervenções médicas para combater a catarata, uma das principais causas de cegueira no mundo, oferecendo óculos a crianças e adultos que de outra maneira não teriam capacidade para os adquirir.
Até hoje, a Fundação Barraquer já fez 51 viagens, atingindo quase mil intervenções oftalmológicas durante o ano de 2013.
Outras actividades apoiadas pela Fundação Barraquer são a capacitação de pessoal sanitário e apoio à investigação oftalmológica e sensibilização sobre a doação de órgãos oculares.