Tomada de posse dos primeiros corpos sociais da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe

A convite da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe (OMSTP), uma delegação da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), chefiada pelo Bastonário, deslocou-se a esse país para assistir o ato da tomada de posse dos primeiros corpos sociais da OMSTP, eleitos na sua Assembleia Constituinte, que aconteceu no passado 12 de Setembro do corrente ano.

Martinho Nascimento, médico com 25 anos de carreira, ex-Ministro da Saúde, foi eleito o primeiro Bastonário da OMSTP.

No seu discurso como Bastonário, salientou as palavras do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, proferidas anteriormente, onde defendia o profissionalismo dos médicos,  a qualidade e a produtividade clínica como atributos importantes  para a melhoria de vida das populações de São Tomé e Príncipe.

Martinho Nascimento, detalhou alguns aspetos que marcam o dia-a-dia do Sistema Nacional de Saúde, alertando para as condições ainda precárias de trabalho dos profissionais da saúde, assim com a escassez de meios, que condicionam o melhor desempenho dos médicos. Sublinhou, ainda no seu discurso, tudo fazer, juntamente com o Ministério da Saúde, para inverter a situação. Defendeu a revisão de uma série de diplomas legais, e garantiu o empenho da Ordem no sentido de promover a formação dos médicos e demais funcionários do Sistema Nacional de Saúde, para conquistar a melhoria da qualidade de saúde em São Tomé e Príncipe.

Sua Excelência, Senhor Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Dr. Manuel Pinto da Costa presidiu a Cerimónia da abertura da Assembleia Constituinte e o encerramento esteve a cargo do Senhor Primeiro-ministro, Dr. Patrice Trovoada.

O Bastonário da Ordem da OMC, Dr. Júlio Andrade, fez parte das mesas de abertura e encerramento da Cerimónia, tendo sublinhado no seu discurso a amizade entre as nossas Ordens, o papel da Comunidade Médica da Língua Portuguesa e a disponibilidade da colaboração entre as nossas Ordens e os nossos médicos.