Missão da Delegação da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério de Saúde do Brasil em Cabo Verde

Uma missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABS) e do Ministério da Saúde do Brasil esteve em Cabo Verde em Agosto último, para identificar um programa de cooperação no quadro de reforço da Atenção Primária à Saúde.

Segundo fonte do Ministério da Saúde, a delegação brasileira analisou a perspectiva de formação especializada na área da Medicina Familiar e Comunitária e à institucionalização do programa Escolas Promotoras de Saúde.

De acordo com o programa de visita, a Delegação teve encontros com a Senhora Ministra da Saúde, o Senhor Diretor Nacional da Saúde, Dirigentes da Universidade de Cabo Verde, do Hospital Dr. Agostinho Neto, da Ordem dos Médicos, bem como visitaaos centros de saúde.

Do programa desta missão constou ainda, a projeção das necessidades de formação, a apresentação do programa de reforço de “Programa de Cuidados Primários de Saúde” e a “Elaboração do Projecto de Formação Especializada”.

A equipa esteve na Ordem onde foram abordadas várias questões tais como a cooperação existente entre Conselho Federal de Medicina do Brasil e a OMC, a especialização no Brasil, a importância da especialização na Medicina Geral e Familiar, a criação de condições efetivas para fixação dos quadros nos Cuidados de Saúde Primários, a experiencia brasileira na Atenção Primária de entre outros assuntos relevantes.