O projeto do novo centro de saúde de Santa Maria foi apresentado ao público na sexta-feira, 14, no âmbito da visita do Ministro da Saúde e da Segurança Social à ilha do Sal. Trata-se de uma infraestrutura moderna, com várias valências e que irá melhorar a prestação de cuidados de saúde à população local, oferecendo áreas de urgências para adultos e crianças, gabinetes para consultas, área administrativa, sala de parto de emergência e quartos para doentes.
O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, informou que a nova unidade de saúde integra um projeto maior, que visa dotar a ilha de melhores serviços de saúde tanto para a população local como para os milhares de turistas que anualmente visitam o Sal. Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal do Sal classifica este projeto como a concretização de um sonho.
“Vai ter um impacto enorme na qualidade de vida dos habitantes e turistas”, afirmou Júlio Lopes, que entretanto frisou que o projeto do novo Centro de Saúde de Santa Maria é fruto de uma parceria entre o Governo e a autarquia do Sal, tendo a Câmara Municipal cedido o terreno onde vai ser construída a infraestrutura, o mesmo onde foi erguido o atual Posto de Saúde da cidade.
Entretanto, no âmbito da mesma parceria, outras infraestruturas de saúde irão nascer na ilha, nomeadamente um Centro Saúde em Palmeiras. Quanto ao hospital da ilha, estão a ser feitos esforços no sentido de se reforçar as consultas de especialidade, informa Júlio Lopes.
O Ministro da Saúde, por seu lado, fez um balanço positivo da situação do setor da saúde no Sal. “Houve avanços significativos, mas ainda existem desafios”, afirmou Arlindo do Rosário, para quem são necessárias parcerias numa abordagem integrada da saúde, porque “não é possível resolver todos os problemas de saúde por um único sector”.
Durante a sua estadia de um dia no Sal, em que se fez acompanhar dos diretores gerais dos serviços centrais do Ministério – a Diretora Nacional de Saúde, a Diretora Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão e o Diretor Geral de Farmácia -, Arlindo do Rosário ainda visitou as estruturas de saúde públicas e privadas da ilha, com o objetivo de se inteirar da situação sanitária local.