Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos lança “Maio, Mês da Medição”

A Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos promove durante todo o mês de maio um rastreio de tensão arterial em todas as ilhas do país, abraçando desta forma a campanha mundial “Maio, Mês da Medição 17” (MMM17), lançada pela Sociedade Internacional de Hipertensão e pela Liga Mundial da Hipertensão.

MMM17 (May Measurement Month 17, em inglês) é um projeto que envolve cerca de 100 países. É a maior campanha mundial de rastreio de tensão arterial de sempre: prevê-se que 25 milhões de pessoas maiores de 18 anos serão voluntariamente abrangidas, permitindo a medição e inclusão dos resultados em uma base de dados demográfica.

Cabo Verde, um dos 20 países africanos envolvidos neste estudo, foi convidado a participar através do Colégio de Especialidade da Cardiologia da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos. “Com a ajuda dos profissionais de saúde e de voluntários, pretendemos avaliar o maior número possível de adultos em Cabo Verde”, afirma a presidente deste colégio, Vanda Azevedo.

As medições de tensão arterial serão feitas em todos os centros de saúde e hospitais de Cabo Verde, assim como nas feiras de saúde que se realizarem no país durante o mês de Maio, numa parceria entre a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos, o Ministério da Saúde e Segurança Social e o escritório local da OMS.

Ora, Cabo Verde é um dos países de África mais afetados pela hipertensão, com uma taxa de 33.7% de incidência, sendo o continente o mais afetado no geral por esta doença, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, daí a importância deste rastreio, diz a presidente do Colégio de Especialidade da Cardiologia da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos.

“Os dados serão tratados a nível da Sociedade Internacional de Hipertensão e nos ajudarão a conhecer a prevalência da hipertensão e outros fatores de risco nos países que aderiram ao rastreio”, afirma a cardiologista Vanda Azevedo, apelando a todos que aderiam a esta importante iniciativa para a saúde pública nacional.