Ordem dos Médicos apela à vacinação completa dos cabo-verdianos

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson Veiga, apelou aos cabo-verdianos nesta sexta-feira, 6, em conferência de imprensa, para que adiram à vacinação contra o covid 19 como um ato de cidadania.

Vacinar-se significa proteger a nós mesmos e aos outros. Contudo, até o momento apenas cerca de 30 por cento da população cabo-verdiana encontra-se vacinada contra o covid-19, o que corresponde a uma franja de 100 mil habitantes.

Por isso, afirmou o Bastonário da OMC, “é importante que mais pessoas se vacinem para que, tal como prevê o Governo, possamos atingir os 70 por cento de vacinação. Mas podemos atingir os 100 por cento de vacinação, pois somos um país pequeno”.

“Sou médico há mais de 20 anos, e garanto-vos que a vacina contra a covid-19 é segura e eficaz”, declarou o Dr. Danielson Veiga, que pediu às pessoas que ainda não se vacinaram por medo que acreditem um pouco mais na ciência.

A toma da vacina não obsta uma nova infeção pelo covid -19, mas, garantiu o Dr. Danielson Veiga, “impede que se desenvolva um quadro grave ou agudo no doente”, mesmo quando se trata da variante delta, que, segundo os especialistas, é a mais nefasta de entre todas as variantes.