Júlio Andrade, médico, especialista em oftalmologia será o novo diretor do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Segundo declarações prestadas pelo mesmo à Inforpress, a equipa que irá liderar o Conselho Diretivo do Hospital da Praia já se encontra a postos, faltando apenas a marcação da data da tomada de posse.
Júlio Barros Andrade é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e especializado em Oftalmologia. Fez pós-graduação em Saúde Pública e Doenças Tropicais, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduação em Medicina de Aviação no Centro de Adiestramento de la Aviacion, Cap Fernando Alvarez, em Cuba.
Durante a sua carreira desempenhou funções como médico de Clínica Geral, em estruturas de saúde como o Hospital da Praia, o centro de saúde da Achada Santo António e a delegacia de Saúde da Praia. Foi também delegado de Saúde do concelho de Santa Cruz (interior de Santiago) e diretor do Programa Nacional de Luta contra a SIDA no país.
Desempenhou ainda as funções de coordenador do Programa Nacional de Doenças Transmissíveis e Meio Ambiente e Diretor-geral de Saúde de Cabo Verde.
Júlio Andrade foi fundador e diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital Agostinho Neto e do Departamento Médico Aeronáutico da Agência de Aviação Civil de Cabo Verde.
Em Portugal cumpriu serviço como interno do internato complementar de medicina interna, no Serviço Universitário de Medicina Interna e Gastrenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, do internato complementar de Oftalmologia e do Serviço Universitário de Oftalmologia, no Hospital Egas Moniz em Lisboa.
Na Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC) foi presidente do Conselho Diretivo Regional de Sotavento, membro da Comissão Especializada de Formação e Qualificação Profissional e Bastonário de 2009 a 2015.