MARIA DA LUZ MENDONÇA DESIGNADA PARA A DIREÇÃO NACIONAL DA SAÚDE

Maria da Luz Tavares de Lima Frederico Mendonça foi designada pelo atual Ministro da Saúde e Segurança Social para chefiar a Direção Nacional da Saúde.

Maria da Luz Mendonça licenciou-se em 1991 pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Portugal, país onde exerceu clínica no Centro de Saúde de Benfica e no Serviço de Urgência no Hospital de São José.

É pós-graduada  pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Clínica das Doenças Tropicais e Parasitologia e especializou-se em Medicina do Trabalho pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2013 foi galardoada com o Prémio Professor Doutor Francisco Cambournac, como distinção para a classificação de melhor aluno do mestrado em Saúde Pública, na área de  Saúde e Desenvolvimento, do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal.

Além do exercício clínico, Maria da Luz Mendonça já desempenhou vários cargos de direção no país. Foi Diretora dos Centros de Saúde da Achada Grande Trás, Achadinha e Tira Chapéu, além de ter dirigido de 2004 a 2008 o Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose e Lepra.

De 2009 a 2012 integrou o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, tendo sido Presidente da Comissão Organizadora do Primeiro e Segundo Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, do VI Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa e do VIII Congresso de Saúde Mental da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

Nos últimos meses era coordenadora do Programa de Prevenção e Rastreio dos Cancros.