X Congresso Internacional dos Médicos em Angola e Assembleia Geral da CMLP

 

 “Os Desafios da Saúde em Angola no Contexto de um Mundo em Mudança”, foi o tema do X Congresso Internacional dos Médicos em Angola.

No discurso de abertura dos trabalhos, proferido pelo Senhor Ministro da Saúde de Angola, Dr. José van Dúnem, afirmou que os cuidados primários de saúde são fundamentais e constituem a porta de entrada preferencial das pessoas no SNS de Angola. Na sua alocução destacou ainda, que Angola conseguiu ficar livre da poliomielite, fruto da imunização das crianças, acima dos 80 por cento, através das campanhas de vacinação, jornadas nacionais de vacinação e atividades de rotina dos Serviços de Atenção Primária de Saúde, associadas ao reforço da vigilância epidemiológica e participação ativa das comunidades.

O ministro realçou que o desafio agora é garantir “uma vida mais longa com qualidade, melhorando a cobertura e o acesso a cuidados e serviços de saúde garantidos por profissionais qualificados”.

Por sua vez, o Bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, Professor Doutor Carlos Alberto Pinto de Sousa, assegurou que a instituição pretende neste Congresso Internacional faz uma discussão serena, firme e consistente de matérias que possam aumentar a elevada concretização dos médicos, face às exigências que a medicina provoca pela sua complexidade e riqueza e aos modelos de organização de atendimento e de prestação de cuidados.

Do programa do Congresso constaram, 2 Simpósios, 7 Painéis, 41 Conferências, 8 Temas livres e 37 cursos pré-Congresso, que decorreram de 21 a 23 de Janeiro. Nos trabalhos do Congresso, além dos médicos angolanos, participaram médicos de dez países, entre os quais Cabo Verde, Brasil, Cuba, Portugal e Moçambique.

Cabo Verde fez-se representar pelo Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), Dr. Júlio Barros Andrade e pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional de Barlavento, Dr. José Luís Spencer.

Paralelamente ao Congresso foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, presidida pelo seu Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Júlio Barros Andrade, Bastonário da OMC. Estiveram presentes no encontro Dr. Carlos Alberto Pinto de Sousa – Bastonário OM Angola, Dr. Júlio Andrade – Bastonário OMC, Dr. José Luís Spencer – OMC, Dr. José Maia Vinagre – CFM Brasil, Dr. Leonardo Luz – CFM Brasil, Dr. José Manuel Silva – OM de Portugal, Dr. António Eugénio Zacarias – OM de Moçambique e Dr. Igor Vaz – OM Moçambique.

Foi aprovada por unanimidade a ata da Assembleia Geral anterior, realizada em Cabo Verde, no dia 18 de Janeiro de 2013. Da análise dos projetos da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) em curso decidiu-se avançar com o Glossário Médico em Língua Portuguesa através do Site da CMLP, anexa ao site da Associação Médica Brasileira (AMB), contactar a CPLP e o Ministério da Saúde de Cabo Verde para analisar a viabilidade do Centro de Formação Médica Especializada da CPLP, alimentar o site da CMLP, http://www.cmedlp.org, com informações atualizadas e que possam ser de interesse para comunidade médica da CPLP.

Ficou ainda aprovado que o VII Congresso da CMLP será em Macau, conforme definido anteriormente, provavelmente em Novembro de 2015.

O ponto alto do encontro foi a renovação, por unanimidade, dos Corpos Sociais da CMLP que ficaram assim constituídos:

Conselho Directivo

  • Presidente: Dr. Rui Furtado (AMLPM)
  • Vice-Presidente: Professor Doutor. José Manuel Silva (OMP)
  • Secretário: A ser designado pela OMP
  • Tesoureiro: Dr. Carlos Vital Lima, (CFMB)
  • Vogal: Dr. António Zacarias (OMM)

Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Conselho Fiscal

  • Professor Dr. Carlos Alberto Pinto de Souza (OMA)

Considerando que o Professor Doutor José Manuel Silva, Bastonário da OMP, assumirá a presidência da CMLP em 2016, foi decidido que o VIII Congresso da referida organização será organizado pela OMP em 2016.