Normas de Publicação na Revista da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos

Informação Geral

A Revista da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (ROMC) é uma Revista científica, de propriedade da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, que visa a promoção e actualização do conhecimento médico.

Tem periodicidade semestral, sendo distribuída duas vezes por ano (Janeiro e Junho).

A ROMC inclui uma parte destinada a notícias relevantes da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos e outra parte sobre artigos científicos.

A publicação de artigos na revista implica que sejam originais ou, caso já tenham sido publicados noutras revistas, que detenham autorização explícita para a sua publicação na ROMC, pela revista onde foi originalmente publicada.

Ao submeter os seus trabalhos, os autores deverão indicar que tipo de artigo se trata (Pesquisa, Casos Clínicos, Artigos de Revisão, Imagens em Medicina, História da Medicina em Cabo Verde, Carta à Redacção).

Os artigos publicados ficarão sob propriedade da ROMC, não devendo ser reproduzidos noutras revistas sem o conhecimento e o consentimento do Corpo Redatorial da mesma.

Os trabalhos deverão ser submetidos, por via eletrónica, para o e-mail revistaomc@gmail.com, sendo que o texto deve ser enviado nos formatos PDF e/ou Word e as imagens em JPEG.

O conteúdo dos trabalhos é da inteira responsabilidade dos autores, sendo que a submissão do artigo para publicação implica que tenham sido verificados e cumpridos todos os aspetos legais e éticos inerentes, assim como o consentimento informado do paciente/familiar/instituição e anexada a carta de submissão do mesmo.

A submissão do artigo deverá ser até 3 meses antes da data da sua distribuição (edição de Janeiro até 30 de Outubro do ano anterior e a de Junho até 30 de Março do corrente ano).

Após análise do artigo será contactado o primeiro autor do artigo, até duas semanas após a respetiva receção.

De forma geral, os artigos devem ser escritos em português, letra Times New Roman, tamanho 12, identificação dos autores (nomes, destacando o primeiro autor, formação, local de trabalho, Instituição e e-mail).

Não deve conter abreviaturas sem ser mencionado previamente o termo a que se refere (exceto aquelas internacionalmente aceites). Devem ser utilizadas medidas internacionais e o nome dos medicamentos deverá ser escrito de acordo com o princípio ativo. A posologia deve ser referida de acordo com as regras internacionais de prescrição.

Os artigos de Pesquisa devem incluir um resumo estruturado (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusão). Os outros trabalhos também devem conter um resumo, contudo não estruturado.

O resumo pode ser traduzido para Inglês (Abstract) e deve conter, no máximo, 250 caracteres.

A seguir ao resumo, antes da descrição pormenorizada do trabalho, devem ser apontadas as Palavras-chave.

As tabelas e gráficos do trabalho devem ser enviados em separado, enumerados de acordo com a citação no texto, com respetiva legenda e fonte. As imagens também devem ser acompanhadas de legenda.

Todos os artigos (facultativo no Editorial, devem incluir referências bibliográficas, cujas citações devem no estilo Vancouver (http://www.icmje.org/recommendations).

Os agradecimentos, quando aplicável, devem ser referidos após a conclusão, de forma breve.

 

Tipologia e estrutura dos artigos

  • Pesquisa

Consiste no relato de experiências e estudo de casos (casuística) originais.

A estrutura inclui: Resumo estruturado, descrição do artigo tendo em conta a) Introdução – breve, fazendo referência aos aspetos pertinentes e importância do trabalho; b) Objetivos – claramente definidos; c) Material e Métodos – com a descrição da população estudada, a amostra e os critérios de seleção, as variáveis, modelo de análise estatística; d) Resultados – devem ser apresentados os dados obtidos de forma clara e objetiva; e) Discussão – consiste na interpretação dos dados e comparação com os dados já descritos na literatura, ressaltando as mais-valias do estudo, as limitações encontradas e perspetivas futuras.

O texto não deve exceder 3000 carateres.

 

  • Casos clínicos

Relato de casos clínicos infrequentes ou com particularidades durante a investigação diagnóstica e/ou tratamento.

A estrutura inclui um resumo não estruturado e a descrição do caso com a) introdução, b) descrição do caso (dados semiológicos, diagnóstico diferencial, exames complementares, diagnóstico definitivo, tratamento e evolução) c) discussão e conclusão.

O texto não pode exceder 1500 caracteres.

 

  • Artigos de Revisão

Trabalhos de revisão teórica e protocolos de atuação clínica. Inclui um resumo não estruturado e a descrição do trabalho, com a) Introdução sucinta, com referência a importância da revisão para a atividade clínica, b) Desenvolvimento, onde se deve apresentar todas as informações pertinentes, de forma detalhada, c) Conclusões onde se deve enfatizar o interesse da revisão do tema para a atividade profissional, limitações, mais-valias e outros aspetos que sejam considerados pertinentes.

Imagens em Medicina

Consiste na publicação de imagens de exames complementares de diagnóstico ou imagens objetivadas no exame físico, que os autores consideram particulares ou com interesse para a prática clínica diária.

Deve incluir um resumo não estruturado, descrição sumária do caso com a) Introdução, b) Descrição do caso, c) Conclusão com ênfase nos achados físicos e/ou dos exames complementares e sua relevância no caso descrito e na prática clínica.

Inclui no máximo 500 caracteres e três imagens.

 

  • História da Medicina em Cabo Verde

Visa a divulgação de acontecimentos que marcaram a prática médica em Cabo Verde, bem como a sua contextualização com a prática atual da Medicina em Cabo Verde.

A redação do texto não implica regras específicas, não devendo, contudo, exceder 3500 caracteres.

 

  • Página do Estudante

Destina-se a publicação de artigos/informação útil, sendo o público-alvo, os estudantes do MIM da UNICV. Os artigos deverão ser redigidos, de preferência, pelos alunos. Dispensa resumo e o conteúdo não deverá ultrapassar 1000 caracteres.

 

  • Cartas à Redação

Inclui comentários relativos a artigos publicados na revista ou pontos de vista sobre assuntos atuais, com interesse para a classe médica.

Nos comentários relativos a artigos publicados, na carta deve cumprir a seguinte estrutura a) Identificação do artigo, b) justificar os motivos da carta e descrever os argumentos, com fundamentação científica, c) citar as referências.

Os autores implicados têm direito a resposta na edição seguinte e a sua carta deve cumprir as orientações acima designadas.

As cartas à Redação não devem exceder 800 caracteres.

 

Tópicos para a organização e submissão do trabalho

  1. Página 1 – Carta de submissão do artigo, na qual deve constar o Título do artigo, identificação dos autores, Instituição, breve texto com o motivo de submissão do artigo, referência de que todos os procedimentos ético-legais foram cumpridos na elaboração do trabalho e assinatura de todos os autores, com destaque para o primeiro autor e respetivo contacto telefónico/e-mail.
  2. Página 2 – Indicar o título, autores (conforme referido anteriormente), declarar se há conflitos de interesse e/ou fontes de financiamento, identificação da tipologia proposta para o artigo.
  3. Página 3 – Texto estruturado de acordo com as orientações acima referidas e referência bibliográfica.
  4. Página 4 – Tabelas, Gráficos, Imagens (com a legenda e de acordo com a enumeração mencionada no texto).
  5. Submissão eletrónica para revistaomc@gmail.com.
  6. Período de avaliação do trabalho pelo Conselho Redatorial.
  7. Resposta do Conselho Editorial e considerações.