Inteligência Emocional: como utilizá-la lidar com situações de estresse extremo?

O segmento da saúde é conhecido por ser uma das áreas em que os profissionais apresentam maior nível de estresse. Isso acontece devido às cargas exaustivas de trabalho e cenários de impactos emocionais. Além de conflitos comuns em ambientes de trabalho que podem acarretar em desgastes, distúrbios, bloqueios e até mesmo crises ou surtos de estresse.

Por isso, trabalhar para desenvolver a inteligência emocional é tão importante para esses profissionais. “Desenvolver a inteligência emocional vai ajudá-los não somente a ter sucesso, mas a conseguir serem mais confiantes. E quando você confia no seu trabalho e no que faz, além de se sentir melhor consigo mesmo, consegue transmitir segurança para o outro”, diz Lucia Quintino, terapeuta sistêmica, especialista em liderança e empreendedorismo.

Segundo a especialista, uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional desenvolvida é detectar e administrar as próprias emoções com facilidade e usá-las ao seu favor. Além disso, essa pessoa consegue construir relações saudáveis ao compreender as emoções das outras pessoas:

“Isso está diretamente ligado à capacidade intrínseca de se automotivar e seguir adiante, mesmo em situações frustrantes ou desanimadoras. A compreensão, o controle e a educação das emoções, portanto, é uma habilidade fundamental para uma carreira na área da saúde bem-sucedida”, afirma Lucia Quintino.

Fonte:Pebmed