Inpharma homenageia Dario Dantas como médico mais antigo em exercício na gala do 30º aniversário da empresa

O médico Dario Dantas recebeu uma homenagem como o médico e cardiologista mais antigo no ativo em Cabo Verde na gala do 30° aniversário da Inpharma, realizada no passado dia 6 de outubro, na cidade da Praia.

Cardiologista reconhecido, ativista social e humanitário com carreira nacional e internacional de mérito, Dario Dantas dos Reis ficará na história da medicina do país como o primeiro Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, após a sua eleição em 1998, três meses após a formalização desta agremiação profissional, reconhecida como a mais antiga do país.

Um percurso de sucesso que começou a ser traçado após Dario Dantas dos Reis se licenciar pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1963. Três anos depois se especializou em Doenças Tropicais pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, também em Portugal, país onde, em 1973, ainda obteve especialidade em Cardiologia e Medicina Interna, através do Hospital de Santa Maria.

Em 1980, após sete anos como assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa, Dario Dantas dos Reis regressou a Cabo Verde. Nomeado Diretor Clínico do Hospital Dr. Agostinho Neto no mesmo ano, ocupou o cargo por 10 anos, período em que foi ainda consultor da Organização Mundial da Saúde, membro do Comité de Reflexão sobre o Futuro do Movimento Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, além de Presidente da Cruz Vermelha em Cabo Verde.

Em 1985, Dario Dantas dos Reis estreou-se na política como deputado independente na Assembleia Nacional, função que desempenharia por 16 anos, ou seja, até 2001, altura em que foi nomeado Ministro da Saúde, Solidariedade e Emprego de Cabo Verde. O regresso à Assembleia Nacional, dar-se-ia em 2003, desta vez para cumprir apenas dois anos de mandato.

Antes, entretanto, mais propriamente em 1993, Dario Dantas dos Reis voltou a estar ligado à Cruz Vermelha e ao Crescente Vermelho como membro do Bureau da Comissão de Saúde e Trabalho Social da Federação Internacional das Sociedades desta organização humanitária. E, em 1994, foi eleito como membro da Direção da Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde.

Voltou ao meio universitário em 2012, como reitor da Universidade Intercontinental de Cabo Verde. Embora já tenha passado à reforma, continua a exercer cardiologia como médico do setor privado. É assim o cardiologista mais antigo em exercício, mantendo-se como uma das vozes mais respeitadas do cenário nacional, daí ser conferencista frequente dentro e fora do país.