Uma equipa do projeto “Médicos Solidários para Cabo Verde” da ONG África Avanza, esteve na ilha do Sal de setembro a outubro de 2016, na sua 18ª missão, no âmbito da parceria estabelecida no setor da saúde.
Ao todo foram 26 intervenções, sendo 24 cirurgias de otorrinolaringologia e 2 assistências em traumatologia. As intervenções foram realizadas pelo médico otorrino Juan Luis Miró e pelas anestesistas Ainara Lazpita y Maialen Jaca, que estiveram acompanhados pelo médico otorrino Cabo-verdiano, Dr. Feliciano Paulo.
Paralelamente, os médicos da África Avanza aproveitaram a ocasião para doar às autoridades sanitárias do Sal, um moderno aparelho de respiração assistida, que crê-se vir a ser uma mais-valia para o estabelecimento hospitalar
Convém realçar que a missão arrancou no Hospital Ramiro Figueira no passado dia 2 do Setembro de 2016 e terminou a 23 de outubro. Este é fruto de uma parceria entre a ONG Africa Avanza, a Ordem dos Médicos de Cabo Verde e o Hospital do Sal, que teve o início em 2012 e que, hoje, conta com cerca de 500 cirurgias realizadas.