Barbosa Amado apresenta a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC) na próxima sexta-feira, 15 de novembro, no Hotel Pérola, cidade da Praia, a partir das 18h00, sob o lema “Cuidar, Formar, Incluir”. Entretanto, as eleições para os novos Corpos Sociais (2025 – 2027) estão marcadas para o dia 30 de novembro.
Em carta dirigida aos sócios da OMC, Barbosa Amado promete estabelecer mudanças que colocarão o bem-estar dos médicos no centro e enfatiza a necessidade de se valorizar e dignificar a classe médica, especialmente após os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
“É chegada a hora de cuidar dos que cuidam”, destacou Barbosa, referindo-se à importância de garantir que os médicos possam exercer a sua profissão com independência, respeito e condições dignas de trabalho.
O candidato a Bastonário da OMC também se compromete através da sua candidatura a melhorar os cuidados de saúde para toda a população cabo-verdiana, com foco na promoção de uma abordagem inclusiva e solidária e que responde às novas exigências da sociedade.
Outro ponto central é o compromisso com a inovação tecnológica, nomeadamente pela via da integração da Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais para modernizar a prática médica e aprimorar o sistema de saúde no país.
Ademais, Amado defende a formação contínua e a especialização dos profissionais de saúde como pilares essenciais para que Cabo Verde possa acompanhar as transformações globais no setor da medicina.