ERIS emite circular informativa sobre Desogestrel

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu nos últimos dias uma circular informativa sobre Desogestrel, dando conta que o mesmo pode provocar secura vulvovaginal, suores nocturnos e xeroftalmia.

No alerta, a ERIX explicou que o desogestrel é um anticoncepcional pertencente à classe dos progestagénios, cujo efeito contraceptivo é atingido primariamente pela inibição da ovulação.

Outros efeitos, disse a entidade reguladora, incluem uma viscosidade aumentada do muco cervical e uma diminuição nos níveis de estradiol.

Ainda conforme a ERIS, as reacções adversas secura vulvovaginal, suores nocturnos e Xeroftalmia (olho seco) não se encontram descritas no Resumo das Características do Medicamento (RCM) e no Folheto Informativo (FI).

A ERIS explica igualmente que o desogestrel é conhecido por diminuir os níveis de estrogénio e este efeito pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos sintomas verificados nos casos registados na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Cabo Verde, conforme a Entidade Reguladora Independente da Saúde, a DCI desogestrel consta da Lista Nacional de Medicamentos Essenciais, pelo que é de se esperar a presença no mercado de medicamentos contendo esta substância.

Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a ERIS recomenda aos profissionais de saúde e utentes a monitorizar/notificar qualquer caso que possa surgir com estes medicamentos e não só.

A ERIS informa ainda que continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.https://noticias.sapo.cv/sociedade/artigos/entidade-reguladora-independente-da-saude-emite-circular-informativa-sobre-desogestrel