No passado dia 17 de Outubro de 2014 realizou-se na cidade de Lisboa a entrega do Prémio Professor Doutor Francisco Cambournac – para o melhor aluno de curso e Mestrado em saúde e desenvolvimento 2013, sendo a premiada a aluna Maria da Luz Tavares de Lima Frederico Mendonça. O prémio foi deliberado pelo Conselho Científico do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Maria da Luz Tavares de Lima Frederico Mendonça, é médica, licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa em Julho de 1991.
Exerceu clínica no Centro de Saúde de Benfica e no Serviço de Urgência no Hospital de São José, Portugal, foi Diretora do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose e Lepra (2004 a 2008) e dos Centros de Saúde da Achada Grande Trás e da Achadinha, Cabo Verde.
Pós graduada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Clínica das Doenças Tropicais e Parasitologia, especialista em Medicina do Trabalho pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa – Portugal, e em Saúde Pública no Primeiro Curso Internacional de Especialização em Saúde Pública, Cabo Verde, 2011, tendo sido considerada a melhor aluna do curso.
Mestre em Saúde Pública, na área de Saúde e Desenvolvimento, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal (2013).
Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (2009-2012), Presidente da Comissão Organizadora do Primeiro e Segundo Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos e do VI Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa e do VIII Congresso de Saúde Mental da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.
Atualmente é Diretora do Centro de Saúde de Tira Chapéu, no qual exerce também função clínica.
É uma grande alegria para a Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos ver reconhecido o mérito da Dra. Maria Da luz de Lima através da distinção do seu excelente trabalho.
Recorde-se que o Médico epidemiologista e tropicalista, Francisco José Carrasqueiro Cambournac (1903-1994) destacou-se sobretudo no campo da Malariologia, área em que deu um grande contributo à medicina portuguesa. Além de membro-fundador e director do Instituto de Malariologia de Águas de Moura (1939-1954), Francisco Cambournac foi ainda director da Organização Mundial da Saúde para a região africana durante dez anos (OMS África), tendo recebido o Prémio Léon Bernard (1978