Excelências,
Senhor Ministro da Saúde, Dr. Jorge Figueiredo
Senhores Embaixadores e Representantes dos Corpos Diplomáticos aqui presentes
Sua Eminência Reverendíssima, Cardeal Dom Arlindo Furtado
Demais Autoridades Civis, Militares e Religiosas,
Representante da OMS em Cabo Verde
Membros dos Órgãos Sociais da Ordem dos Médicos
Senhores Anteriores Bastonários da Ordem dos Médicos
Senhores Reitores e Entidades Académicas Presentes
Profissionais da Comunicação Social,
Ilustres convidados
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Distintos colegas,
Permitam-me, excelências, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos: médicos, membros dos Órgãos Regionais e Nacionais da Ordem dos Médicos, convidados institucionais, parceiros e amigos aqui presentes.
Com a vossa anuência, cumprimento de forma especial Sua Excelência Sr. Ministro da Saúde, amigo e colega de longa data, Dr. Jorge Figueiredo, cuja presença muito nos honra e dignifica esta cerimónia comemorativa do Dia dos Médicos Cabo-Verdianos.
É um sinal claro de apoio do Governo à Classe Médica e à sua Ordem profissional.
Deixem-me, ainda, endereçar um cumprimento particular aos ex-Bastonários da Ordem dos Médicos aqui presentes e dizer um muitíssimo obrigado pelo habitual apoio.
Estendo esse cumprimento à pessoa do Dr. Manuel Faustino, colega que, ao longo dos anos, tem sido incansável no apoio e na condução das lides da Ordem!
Senhor Ministro da Saúde,
Ilustres convidados,
Reunimo-nos, hoje, para celebrar o Dia do Médico Cabo-Verdiano, uma data dedicada aos médicos que, no cumprimento da sua missão, todos os dias colocam o seu conhecimento, a sua responsabilidade e o seu compromisso ao serviço do bem maior que é a saúde e o bem-estar da população cabo-verdiana.
Neste dia, a Ordem dos Médicos de Cabo Verde presta uma viva homenagem a todos os médicos, no ativo e aposentados, em diversas áreas – no ensino, na gestão, na investigação -, reconhecendo o papel e o contributo essencial de cada um no desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde.
Caras e caros colegas,
Como todos sabem, não existe sistema de saúde forte sem médicos valorizados, respeitados e devidamente enquadrados. A qualidade dos cuidados prestados à população depende diretamente da formação e qualificação contínua dos médicos, das condições de trabalho proporcionadas, da sua autonomia técnica e do seu bem-estar mental e emocional.
Em Cabo Verde, ser médico é um desafio constante. O exercício da profissão exige uma extraordinária capacidade de adaptação e resiliência, face à limitação de recursos. Pelo que a valorização dos médicos não é uma reivindicação corporativa, por si só, mas uma condição estrutural para se assegurar a qualidade e a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.
O sucesso almejado depende da união de todos para cuidarmos e defendermos a nossa classe, no estrito respeito pelos nossos direitos, opiniões, valores e princípios, com total independência e dignidade.
Neste contexto, a Ordem dos Médicos tem trabalhado afincadamente na busca de melhores soluções para a classe médica e o sector da saúde.
Em 2026 as nossas principais prioridades serão:
- Reforçar a valorização institucional dos médicos, promovendo o reconhecimento do seu papel e a defesa das suas condições de exercício;
- Aprofundar a formação contínua, garantindo atualização científica e técnica alinhadas com as melhores práticas internacionais;
- Promover o bem-estar e a saúde mental dos médicos, reconhecendo o impacto do desgaste profissional e a necessidade de respostas estruturadas;
- Integrar a inovação e a tecnologia como ferramentas de apoio ao trabalho médico, sem desumanizar a relação com o doente;
- Consolidar o diálogo com as autoridades públicas e parceiros institucionais, com base no respeito mútuo e no interesse público;
Senhor Ministro da Saúde,
Ilustres Convidados,
Caras e Caros Colegas,
Antes de terminar, queria em nome da Ordem enaltecer a presença dos colegas Dr. Stefan e Dra. Mónika, da Áustria, e Dr. Júlio Teixeira, da Associação de Médicos Cabo-Verdianos e Americanos, nossos amigos e parceiros, que coincidentemente se encontram em missão de serviço em Cabo Verde.
Aproveitamos a ocasião para agradecer o vosso o espírito de solidariedade e cooperação com o nosso país.
Para terminar, reafirmamos em nome da Ordem o nosso compromisso inabalável de cuidar e valorizar permanentemente todos os médicos.
Que este dia seja também um momento de união, de confiança e de renovação da nossa missão.
Sr. Ministro, reiteramos os nossos agradecimentos pela honrosa presença.
A todos os colegas, o nosso respeito e reconhecimento. Feliz Dia do Médico Cabo-Verdiano!