Cabo Verde já tem centro de Hemodiálise

Cabo Verde passou a dispor do seu primeiro Centro de Hemodiálise. Instalada no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, a nova unidade de saúde foi inaugurada no passado dia 29 de Julho de 2014 pelo primeiro-ministro José Maria Neves, na presença dos responsáveis pela pasta da Saúde de Portugal e Cabo Verde, respetivamente, Paulo Macedo e Cristina Fontes Lima.

 

Trata-se dos primeiros passos dados pelo país na sua autossuficiência no que respeita ao tratamento de doentes com insuficiência renal e permite reduzir substancialmente o número de evacuados para Portugal, dos quais dezoito já regressaram a Cabo Verde e estão a ser tratados neste centro, a que se juntaram mais vinte doentes. Segundo a Ministra da Saúde Cristina Fontes Lima, prevê-se que, até ao final do ano, a capacidade de tratamento alcançará 48 pacientes.

O Centro de Hemodiálise teve um custo final de 180 mil contos, comparticipados em 70 por cento (%) pelo Estado português.

Convém assinalar que este centro irá permitir uma grande poupança nos recursos cabo-verdianos e portugueses, uma vez que 125 doentes cabo-verdianos recebem tratamento de hemodiálise em Portugal ao abrigo de um acordo de cooperação assinado em 2008, pelos dois países.

Ainda ao abrigo deste protocolo, com o funcionamento do Centro de Hemodiálise, Portugal apoiará Cabo Verde com uma verba anual de 875 mil euros ao longo dos primeiros cinco anos.