Barbosa Amado aponta como prioridades da sua candidatura a Bastonário da OMC o desenvolvimento e reconhecimento profissional dos médicos

O Dr. Barbosa Amado apresentou na tarde desta sexta-feira, 15 de novembro, na cidade da Praia, a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC). Ao dirigir-se àqueles que presenciaram o ato, Barbosa Amado elencou quais serão as prioridades do seu mandato, caso seja eleito no próximo dia 30.

Foi sob o lema “É hora de cuidar dos que cuidam!” que o Dr. Barbosa Amado se apresentou como concorre ao cargo de Bastonário da OMC, colocando a tónica tanto na promoção da saúde dos pacientes como na saúde dos próprios médicos, em particular a saúde mental destes profissionais. Daí que prometeu que irá promover “iniciativas de suporte à saúde mental dos médicos”.

O Dr. Barbosa Amado, que definiu a sua candidatura a Bastonário da OMC como “inovadora, de inclusão e portadora de um futuro melhor”, que, saindo-se vencedor do pleito do dia 30 de novembro, irá “criar condições para uma oferta robusta de desenvolvimento profissional” para os médicos de todas as regiões do país.

Paralelamente, disse o Dr. Barbosa Amado, buscará estabelecer parcerias que os médicos possam ter acesso a cursos, congressos e diversos outros científicos, bem como criar um programas de apoio ao internato para médicos jovens, que incluirá “mentores experientes” e “formação e capacitação contínua” dos médicos, e de ensino à distância.

Barbosa Amado comprometeu-se também a tornar a OMC “mais forte” e capaz de assegurar o respeito pelos direitos do exercício da medicina e pelo reconhecimento da profissão, algo que passará, entre outras ações, pela criação de um “conselho consultivo”, integrado por médicos de todas as regiões.

Dr. Barbosa Amado irá realizar a apresentação da sua candidatura também nas ilhas de São Vicente (Hotel Porto Grande) e do Sal (Hotel Odjo d’Água), nos dias 22 e 23 de novembro, às 19 e 17 horas, respetivamente.

Dr. Mário Frederico: candidato a Presidente do CDR Regional de Sotavento

No mesmo ato de apresentação, o Dr. Mário Frederico apresentou a sua candidatura a Presidente do Conselho Diretivo Regional de Sotavento, imbuído da vontade de contribuir para a “valorização profissional” dos médicos e para a “defesa dos direitos e da ética médica”.

Dr. Mário Frederico, para quem ainda “é possível” fazer melhorias para que a OMC seja mais forte, também afirmou que, caso seja eleito, irá trabalhar no sentido de a instituição oferecer formação contínua aos seus sócios e acesso a atividades científicas.