No âmbito da celebração do Dia Nacional do Médico, que se assinala hoje, 17 de janeiro, a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) homenageou ontem, 16, Henrique Lubrano de Santa Rita Vieira e Ireneu Fileto Brito Gomes com o descerramento de placas de identificação de dois espaços na sede da Ordem, que agora levam os nomes desses dois médicos, ambos já falecidos, reconhecidos pela sua contribuição para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde.
“Temos que honrar os nossos colegas que deixaram marca na História da medicina e na nossa sociedade”, declarou o Bastonário Danielson da Veiga antes de convidar os sócios da Ordem a testemunhar o descerramento das placas de homenagem, tendo sido desvendado primeiro a placa de homenagem a Henrique Lubrano de Santa Rita Vieira (auditório) e segundo de “Irineu Fileto Brito Gomes” (biblioteca).
Crispina Gomes, irmã do falecido Dr. Irineu Gomes, agradeceu a “consideração” da OMC para com o seu irmão e declarou ainda que a filha dele, que não pôde estar presente no ato de homenagem, “estaria muito feliz” com o gesto da Ordem.

“A homenagem quer ao Dr. Irineu Gomes, quer ao Dr. Santa Rita, “é mais do que justa”, afirmou o Dr. Dario Dantas dos Reis, primeiro Bastonário da OMC, quando convidado a falar. A seguir, deixou um alerta: “Se começarmos a esquecer a nossa história, estamos perdidos”.

Revista da Ordem dos Médicos nº 32 (III Série)
Também ontem, a OMC fez o lançamento da edição nº 32 da sua revista cientifica. “É um grande orgulho poder apresentar esta revista”, disse a Dra. Valéria Semedo, que destacou durante o ato alguns dos conteúdos desta edição, a começar pelo editorial em estilo de balanço do mandato assinado pelo Dr. Danielson da Veiga.
A edição nº 32 da Revista da OMC inclui artigos tanto de médicos que exercem no território nacional, como de profissionais que trabalham no estrangeiro, o que, do ponto de vista da Dra. Valéria Semedo, membro da equipa redatorial, “é uma forma de valorizar os médicos que vivem fora de Cabo Verde e de comprovarmos o seu contributo para o desenvolvimento da medicina”.

Anuário
Outro ponto da celebração do dia de ontem foi a apresentação do Anuário da OMC, ainda em formato incompleto por estar em falta muitas fotografias de identificação dos médicos. Daí que a Dra. Valéria Semedo, que também apresentou essa publicação, aproveitou a ocasião para lançar um apelo aos médicos no sentido de enviarem as respetivas fotografias. Sem isso, alertou, não será possível dar o Anuário como fechado.
Cartões de médico

A OMC ainda aproveitou o evento de ontem para fazer a entrega de um conjunto de cartões digitais de médico. Segundo Bastonário Danielson da Veiga, os primeiros cartões foram entregues à cerca de dois meses aos médicos que exercem na ilha de São Vicente. Agora, é a vez dos residentes na cidade da Praia.
Tendo em conta que a OMC possui o equipamento necessário para produzir tais cartões, a nova direção da Ordem, que tomará posse esta sexta-feira, poderá dar seguimento à produção e distribuir os cartões pelos respetivos donos.
Medalhas
A OMC, ao longo do mandato que acabou de encerrar, foi distinguida com quatro medalhas de mérito, uma atribuída pelo Governo de Cabo Verde, outra pela Ordem dos Médicos de Portugal, e ainda outra pela Universidade de Coimbra e uma última pela Ordem dos Médicos de Angola, as quais foram também apresentadas na tarde de ontem pelo Dr. Danielson da Veiga.

Tais medalhas, declarou o Bastonário, são um “reconhecimento importante da nossa luta e do nosso sacrifício e trabalho feitos em prol da medicina e da saúde em Cabo Verde”.