O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma doença tratável e o sucesso do tratamento depende muito do estilo de vida dos doentes, afirmaram nesta sexta-feira, 28, os dois médicos especialistas que ministraram uma formação sobre esta doença na sede da Ordem dos Médicos, na Praia.
Durante a formação, realizada em formato híbrido (presencial e remoto) e em parceria com o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), os dois formadores – a Dra. Albertina Lima e o Dr. Luís Dias -, frisaram que no hospital central da Praia já estão disponíveis tratamentos modernos e até revolucionários, que ajudam a combater esta doença.
Mas o mais fundamental, concordam os dois especialistas, é adotar um estilo de vida que ajuda a dispensar o recurso a esses tratamentos. Além de consultas regulares, os pacientes devem levar um estilo de vida saudável, que deve incluir uma alimentação saudável e a prática de exercício físico.
A formação esteve dividida em dois módulos – Prevenção das doenças cerebrovasculares e Prevenção das Doenças Ateroscleróticas Cardíacas -, que foram leccionados, respetivamente, pela Dra. Albertina Lima e pelo Dr. Luís Dias, no ámbito do Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Recorde-se que a Dra Albertina Lima é médica especialista em neurologista e diretora do Serviço de Neurologia do HUAN, na cidade da Praia. O Dr. Luís Dias é médico especialista em cardiologista e diretor do Serviço de Cardiologia do mesmo hospital.