O Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF) alertou esta terça-feira que medicamentos falsificados da marca Avastin (bevacizumab) e Sutent (malato de sunitinib) poderão estar à venda em vários países, inclusive Cabo Verde.
Segundo o comunicado do CNF, após a deteção de embalagens falsificadas do Avastin e Sutent pela Autoridade do Medicamento da Uganda, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta internacional para verificação da existência em vários países do lote dos medicamentos referenciados.
Segundo o alerta, fazem parte deste lote o medicamento Avastin Bevacizumab de 400 mg comprimido frasco/ 60 un NC 1060 02 – 2019, fabricado pela Astrazeneca. Trata-se de um medicamento utilizado isoladamente ou em associação com outros medicamentos no tratamento de vários tipos de cancro em adultos.
Em Cabo Verde, a DCI bevacizumab consta da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que é de se esperar a sua presença no mercado nacional. A DCI sunitinib, por sua vez, não consta da Lista Nacional de Medicamentos de Cabo Verde, pelo que não seria de se esperar a sua presença no mercado nacional, informa o comunicado.
O Sutentl, que também faz parte do lote de medicamentos falsificados localizado no Uganda, é um medicamento que contém a substância activa sunitinib, utilizado no tratamento do tumor maligno do estroma gastrointestinal, carcinoma de células renais metastático e tumores.
FONTE: Inforpress