O Dia Mundial da Hipertensão foi assinalado no dia 17 (sexta-feira) com uma palestra proferida pelo Dr. Luis Manuel Dias no Auditório da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC). O evento contou com a moderação do Dr. Mário Eliseu Sena e uma plateia interessada e composta por profissionais da Saúde e estudantes do Curso de Medicina da Universidade de Cabo Verde.
Esta foi uma oportunidade aproveitada pelo Dr. Luis Dias para apresentar as informações recolhidas no “Maio, Mês da Medição” (MMM 2017) em várias ilhas através de uma medição maciça da tensão da população residente em Cabo Verde. A iniciativa de medição e tratamento estatísticos dos dados é uma iniciativa do Colégio de Especialidade e estes dados (já publicados em revista de especialidade) foram apresentados no encontro e foram o mote de debate entre a comunidade médica e respostas do conferencista.
“Maio, Mês da Medição” (MMM 2017), é uma campanha de conscientização global iniciada pela Sociedade Internacional de Hipertensão (ISH), que alia os profissionais da saúde com interesse comum na investigação da hipertensão (pressão alta).
Os dados mostram que em Cabo Verde uma das principais causas de morte são as doenças cardiovasculares que têm como um dos principais fatores de risco a hipertensão arterial, pelo que a aposta deve ser na prevenção porque na saúde sai mais caro remediar.