15ª Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos

A Ordem dos Médicos Cabo-verdianos realizou, de acordo com os seus Estatutos, a sua 15ª Assembleia Geral no dia 17 de abril, sexta-feira, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional.

Esta Assembleia Geral reuniu a classe médica que no evento fizeram um reconhecimento aos médicos já falecidos e a todos aqueles que deram e dão o seu contributo para a Medicina. Um contributo feito também de sacrifícios e dedicação ao país e que acarreta a responsabilidade de continuar a granjear a simpatia e o prestígio social.

Na apresentação da ordem do dia foram expostas as propostas dos Médicos presentes e apresentado o programa do Conselho Diretivo Nacional, do Orçamento 2020 com as despesas, projeções e necessidades, bem como os protocolos e parcerias e a apresentação de projetos.

Foi apresentado a proposta de discussão acerca de um novo modelo de carimbo diferenciado do Médico recém-formado e o experiente, para além do prazo de validade do carimbo e o seu preço. Os Estatutos da OMC foram alvos de discussão também entre os Médicos e foi apresentado a situação negocial entre o Ministério da Saúde e o Sindicado dos Trabalhadores da Função Pública (SINTAP).

O Dia Nacional do Médico recebeu uma aclamação de pé por todos os presentes na Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos.

Seguiu-se a apresentação da Conferência “História da Medicina em Cabo Verde”, pelo Dr. Dario Dantas dos Reis que discorreu sobre a longa, difícil e valorosa luta que o povo das ilhas percorreu através da Saúde.

O dia foi aproveitado para uma sessão evocativa do Dia Nacional do Médico presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Arlindo do Rosário, que mostrou a sua disponibilidade para trabalhar junto com a OMC para ultrapassar os constrangimentos que se apresentam ao Sistema nacional de Saúde. O Ministro apontou o que já tem sido feito e os investimentos em curso, associando-se à homenagem e ao reconhecimento do papel da classe médica, da OMC e do sindicato para a melhoria das condições, instando para uma procura conjunta das melhores soluções.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Danielson da Veiga, na sua evocação ao Dia Nacional do Médico prestou o seu reconhecimento pelos serviços prestados ao sistema, discorrendo sobre o estado da arte da Saúde, apontando os constrangimentos que enfrentam na carreira, referindo-se também aos ganhos já alcançados.

A noite terminou com um belo e animado jantar de confraternização entre os Médicos.