OMC e Inpharma assinam protocolo Prémio Melhor Artigo Científico

A Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos e os Laboratórios Inpharma Indústria Farmacêutica assinaram nesta quarta-feira, 12, o protocolo de parceria que vai permitir à Ordem concretizar o Prémio Melhor Artigo Cientifico (MAC), cuja edição de estreia acontecerá ainda em 2022.

A Dra Elisete Lima, Diretora Geral da Inpharma, que rubricou o acordo em nome da empresa farmacêutica, declarou na ocasião que a assinatura do protocolo significa o “reinício da cooperação” com a OMC e mostrou-se disponível para encetar outras parcerias no futuro com a Ordem a favor da classe médica e da investigação científica.

O Bastonário, Dr. Danielson da Veiga também se manifestou “feliz” com a retoma da parceria com a Inpharma, através da assinatura de um protocolo “que vai ajudar a promover o mérito entre a classe médica”. “Há grande vontade de investigar da parte dos médicos, mas faltam incentivos. Agora, há”.

O Prémio MAC resulta de uma parceria entre os Laboratórios INPHARMA Indústria Farmacêutica, SARL, e a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, com o fim de incentivar a investigação no ramo da medicina humana em Cabo Verde. A organização do Prémio é da responsabilidade da OMC e o financiamento dos Laboratórios INPHARMA.

O Prémio destina-se ao melhor trabalho científico cabo-verdiano publicado na revista da OMC durante 1 (um) ano (12 meses), sendo o vencedor escolhido pelo Júri constituído para esse fim de entre os melhores artigos publicados durante o período do concurso, de acordo com critérios previamente definidos pela Comissão Científica da OMC, em sintonia com a Direção da revista.

Os trabalhos poderão ser realizados individualmente ou em grupo. Na primeira edição do prémio MAC, o valor (pecuniário) do prémio para melhor trabalho científico publicado na revista da OMC é de 100.000 (Cem mil) escudos. Ao premiado será também conferido um diploma assinado pelo Presidente do Conselho de Administração dos Laboratórios INPHARMA e pelo Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.