OFCV organiza conferência sobre farmacêuticos ao serviço da saúde

A Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde promoveu nesta segunda-feira, 25, na Praia, uma conferência intitulada “O Farmacêutico ao serviço das pessoas – da Investigação aos Cuidados de Saúde”. Carlos Maurício Barbosa, ex Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal foi o orador desta conferência organizada pela OFCV para assinalar o Dia Mundial do Farmacêutico.

O acto, que teve lugar na sala de reuniões do Centro de Telemedicina, no Hospital Agostinho Neto, Cidade da Praia, realçou o papel dos farmacêuticos na prestação de cuidados de saúde ao público, evidenciando a sua dimensão de verdadeiros prestadores de saúde que se esforçam para melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Mas, se no contexto nacional, esta profissão ainda é pouco conhecida, a nível internacional, a OFCV já conquistou pontos com a sua admissão como um dos mais novos membros da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), por resolução da última Assembleia-geral realizada em Seul, Coreia do Sul, no passado dia 09 de Agosto.

A FIP foi fundada em 1912 e é a maior organização farmacêutica a nível mundial, reunindo mais de dois milhões de farmacêuticos e investigadores em ciências farmacêuticas, distribuídos por 142 organizações nacionais, em cerca de 103 países. Representa a profissão farmacêutica junto da Organização Mundial da Saúde, desde a criação desta última em 1948.

FONTE: A Semana