Faleceu o Doutor Ireneu Gomes

No dia 24 de Abril, perdemos um médico, um grande defensor da Saúde e da Medicina. Perdemos o Doutor Ireneu Gomes.

O Doutor Ireneu Fileto Brito Gomes nasceu em São Nicolau, em 1942. Fez os seus estudos primários e liceais na sua ilha e em São Vicente. Aos 17 anos, seguiu para Portugal (Coimbra) para estudar Medicina. Para livrar-se da perseguição da PIDE e do serviço militar, Ireneu Gomes fixou-se depois  em Salvador da Bahia (Brasil), onde, em 1969, concluiu os estudos de Medicina.

Em 1971, especializou-se em Psiquiatria na Universidade Federal da Bahia e em 1973, em Teoria e Técnicas Psicoterápicas, no Rio de Janeiro e leccionou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Depois do 25 de Abril de 1974, interrompeu a docência e as actividades profissionais e regressou a Cabo Verde para integrar o pequeno grupo de médicos que assistem a Independência.

Colocado no Hospital da Praia, afincou-se a transformar a 5ª Enfermaria num verdadeiro Serviço de Psiquiatria, com uma grande preocupação comunitária. Concomitantemente, dirige o gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais.

Em 1980, integrou o Governo como Ministro da Saúde e dos Assuntos Sociais, cargo que desempenha até 1991, tendo também, durante um certo período, acumulado a pasta do Trabalho.

Foi um período de grandes avanços na Saúde, nomeadamente, na protecção materno infantil, no planeamento familiar e na generalização dos cuidados de saúde, através de uma extensa rede cobrindo todo o país.

Com o advento da II República, Ireneu Gomes voltou ao Brasil, onde a par da docência, preparou um doutoramento em Saúde Colectiva, que viria a terminar em 2001.

Regressou novamente a Cabo Verde e trabalhou como assessor do Ministro da Saúde té à aposentação em 2004, passando a viver em São Vicente, onde exerceu consultório privado.

O Doutor Ireneu Gomes publicou quatro livros e vários artigos científicos e foi consultor da Organização Mundial de Saúde. Membro activo da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral, de 2009 a 2015.

Faleceu em Mindelo, em 24 de Abril de 2015 e no dia seguinte foi sepultado no cemitério da cidade.

No dia 24 de Abril, perdemos um médico, o grande construtor do Sistema Nacional de Saúde. Perdemos o Doutor Ireneu Gomes.