O Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos dirigiu uma missão médica especializada que esteve na ilha de São Nicolau de 17 a 24 de junho. Tratou-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, cujo objetivo era contribuir para a diminuição das evacuações internas, aumentar o acesso às consultas de especialidade na ilha e contribuir para redução dos custos sociais associados às evacuações interilhas.
Esta missão à ilha de S. Nicolau enquadra-se no Programa do Governo da VIII Legislatura, e visa a redução das desigualdades sociais e assimetrias regionais, a promoção de uma cultura de integralidade e complementaridade com vista ao alcance da cobertura universal da saúde.
Participaram nesta iniciativa um total de nove médicos especialistas de áreas diferentes (cirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição), incluindo uma equipa de cirurgia do Hospital Dr. Agostinho Neto e um estomatologista da Direção Nacional da Saúde, conforme avança o site do Governo de Cabo Verde.
Segundo a mesma fonte, a equipa fez a montagem de um consultório de oftalmologia na Delegacia de Saúde de Ribeira Brava, com equipamentos especializados, fruto de uma doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que visa suprir uma demanda crucial no acesso a cuidados oftalmológicos na ilha.