A Comissão de Relações Públicas da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC) reuniu-se no passado dia 16 de março com os alunos do 6.o ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade de Cabo Verde para dar a conhecer a essa turma a existência e o papel da OMC, já que, daqui a poucos meses, para poderem iniciar a sua atividade profissional, terão primeiro que se inscrever na Ordem.
De acordo com o Dr. Iuri Gomes, presidente da Comissão de Relações Públicas da OMC, “um dos principais motivos desta iniciativa foi a vontade de acolher estes futuros médicos, de modo a tornar mais profícua a relação entre Ordem e os futuros médicos” porque a instituição “reconhece a necessidade de acolhimento e cuidado com os estudantes do sexto ano, com o objetivo de tornar a transição de estudante para médico mais suave e devidamente acompanhada pela Ordem.”
Mas a OMC não pretende limitar o seu relacionamento com os alunos do MIM ao encontro realizado no dia 16 de março. Segundo o presidente da Comissão de Relações Públicas da instituição, “a Ordem pretende se aproximar mais dos estudantes finalistas através de encontros periódicos para acompanhar o processo do estágio final, assim como criar eventos dirigidos aos estudantes com temas pertinentes e atuais.”
A intenção da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos ao adotar esta abordagem é “acolher os estudantes formados em Cabo Verde, de modo a termos médicos envolvidos nas atividades da OMC, assim como médicos preparados para enfrentar os desafios do exercício médico em Cabo Verde.”, afirma o Dr. Iuri Gomes, porque o papel da instituição junto desses alunos “é de acolhimento e orientação desde o processo de inscrição até o acompanhamento durante os primeiros anos de exercício médico nas estruturas de saúde do país.”