Os distúrbios psíquicos não são causados apenas por problemas pessoais. “Muitas vezes podemos adoecer, ter distúrbios psicológicos ou psiquiátricos derivados de problemas no trabalho”, afirmou a psicóloga Eurídice Lima (Delegacia de Saúde), no âmbito das atividades realizadas para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental na cidade do Mindelo, São Vicente.

São várias as patologias causadas pelo ambiente de trabalho. “Temos que ter atenção às mudanças comportamentais, à falta de paciência, à agressividade, às mudanças de humor. Esses são alguns dos sinais que nos alertam para termos mais atenção com a nossa saúde mental”, aponta Eurídice Lima, psicóloga da Delegacia de Saúde de S. Vicente.

Quanto às causas, muitas são evitáveis. “Sobrecargas de trabalho, problemas a nível da competitividade, mau relacionamento no local de trabalho", exemplifica a psicóloga. Eurídice Lima, para quem os profissionais de saúde devem estar atentos ao nexo trabalho/saúde mental, sublinha ainda que a qualidade de vida é uma das armas de prevenção do esgotamento.  

 FONTE: Expresso das Ilhas