Os delegados de saúde de todos os municípios de Cabo Verde estiveram reunidos até quinta-feira, 5, na cidade do Porto Inglês, ilha do Maio, num encontro nacional para troca de experiências e partilha das boas práticas. Segundo a diretora nacional de Saúde, Maria da Luz Mendonça, durante o encontro foram debatidos os problemas de funcionamento dessas estruturas de saúde, com vista a alcançar a eficiência na prestação de serviços.

“Queremos, também, reforçar as articulações entre as Delegacias de Saúde e, sobretudo, dotar os delegados de ferramentas de trabalho e gestão eficaz, porque temos hoje vários desafios que se nos colocam”, indicou aquela responsável, para quem as DS são fundamentais na implementação das políticas traçadas a nível central, pelo que há necessidade de unificar os procedimentos.

O encontro nacional dos delegados de saúde serviu também para fazerem um balanço dos desempenhos, partilhar as boas práticas, assim como debater a situação do paludismo no país. A reunião, que contou com a presença dos representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi encerrado pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário. 

FONTE: Inforpress