Encerra na sexta-feira, 29, na ilha do Sal, uma formação sobre prestação de cuidados aos idosos destinada aos voluntários da Cruz Vermelha, enquadrada na celebração do Dia Mundial do Idoso, assinalado a 1 de Outubro. Sob o signo “Amar o idoso é também promover a sua saúde e o envelhecimento ativo”, o evento decorre num dos hotéis da cidade de Santa Maria.

Para assinalar a efeméride várias iniciativas estão a ser levadas a cabo para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de atividade física, entre outras. Assim, durante estes dias de trabalho estão a ser prestados vários esclarecimentos, nomeadamente sobre o Plano Nacional da Saúde do idoso e envelhecimento ativo, Direitos sociais dos idosos, Cuidados disponíveis nas estruturas de saúde, Doenças mais comuns nos idosos, Emergência no domicílio.

Saúde oral, prevenção de quedas, cuidados com a medicação e a adesão terapêutica, alimentação, nutrição da pessoa idosa… são outras temáticas em destaque, alternadas com trabalhos práticos e individuais.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, “muitas vezes” esquecidos pela sociedade e pela família.

FONTE: Inforpress