Uma delegação técnica de Cabo Verde participou até a última sexta-feira, em Lisboa, Portugal, no “Encontro de Oceanos/Oceans Meeting 2017”, subordinado ao tema “O Oceano e a Saúde Humana”, que reúne ministros responsáveis pelos Assuntos do Mar e organizações internacionais.

O evento, segundo informações divulgadas pelo site da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), dedicou o dia de quinta-feira a encontros bilaterais e assinaturas de acordos bilaterais entre os países participantes.

Já na sexta-feira, realizou-se o encontro ministerial, no Mosteiro dos Jerónimos, com a sessão de abertura onde participaram figuras como o primeiro-ministro de Portugal, o presidente da Câmara de Lisboa, os ministros portugueses da Saúde e do Mar, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

Em paralelo reuniram-se em Conferência Internacional os ministros do Mar, para debater políticas internacionais comuns para o Oceano para analisar dois painéis sobre as temáticas “O Oceano e a Saúde Humana: Desafios, Soluções e Oportunidades” e a “Melhoria da Saúde Humana e Crescimento Económico: Perspetivas estratégicas para um Desenvolvimento Sustentável”.

O evento foi organizado pelo Ministério do Mar de Portugal, em parceria com o Fórum Oceano e desenvolveu-se no seguimento do trabalho que está sendo realizado em fóruns internacionais relevantes, incluindo a próxima Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para apoiar a implementação do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha”.

Na XI Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realizou entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília, os representantes dos Estados membros reiteraram a importância dos oceanos na Comunidade e declararam na Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026) a necessidade de reforçar a atuação no domínio dos Oceanos e Plataformas Continentais.  

Fonte: SAPO c/Inforpress