Técnicos de Saúde de Sotavento recebem formação

Técnicos de saúde de Santiago Sul, Maio, Brava e Fogo participam nestes dias, na ilha do vulcão, numa formação em Educação Sanitária e Prevenção de arboviroses. A iniciativa é do Ministério da Saúde que quer desta forma ajudar as ilhas historicamente mais afetadas pelo mosquito aedes aegypti a combater doenças como paludismo e zika.

Para António Moreira, coordenador do Programa Nacional de Luta contra as Doenças Transmitidas por Mosquitos, as populações desempenham um papel importante na luta contra o pelo mosquito aedes aegypti. É que, embora sejamos um país onde praticamente não chove, “dada a necessidade de água, acabamos por criar viveiros de mosquitos”.

Daí a importância de formar a população através de palestras e visitas diárias porta a porta “para promover mudanças de comportamento no que diz respeito nomeadamente à preservação de água para consumo”, afirma António Moreira. Uma tarefa que é desempenhada pelos técnicos de saúde, os quais precisam permanentemente atualizar-se através de formações como esta.

Fonte: TCV